A Caça ao tesouro

Misteriosa, lúdica e educativa, a caça ao tesouro é um excelente jogo que pode organizar para divertir e ocupar as crianças numa festa de aniversário em casa.

A Caça ao tesouro

Desde a noite dos tempos, homens e mulheres dedicaram imensa energia à busca de tesouros. Esqueçamos a imagem da caverna do Ali Babá ou da gruta do pirata Jack Sparrow repleta de ouro e pedras preciosas, porque o tesouro podia também assumir a forma do território cobiçado por um rei ou até a taça que conteria o famoso Graal. Podia ainda ser a busca do amor de uma mulher ou a procura de uma liberdade.

Hoje em dia, os adultos continuam em busca do tesouro, desta vez com uma nova atividade muito em voga no mundo inteiro, o geocaching. O geocaching é um passatempo que consiste em utilizar a técnica do sistema de posicionamento por satélite GPS para procurar uma cache (ou geocache) em diversos locais do planeta. Uma cache geocaching é constituída por uma pequena caixa estanque e resistente que conserva um registo das visitas e um ou mais "tesouros" que, habitualmente, são objetos sem grande valor material. O lado infantil que permanece adormecido em cada adulto guarda, certamente, com ternura as recordações deliciosas dos jogos de caça ao tesouro antigamente disputados.

No universo das crianças, a caça ao tesouro, que pode também ser chamada de jogo de pistas, retoma o mesmo princípio. Tornou-se a animação preferida dos grandes jogos dos centros de diversões e o jogo de aniversário mais apreciado pelas crianças entre os 3 e os 12 anos de idade. Uma caça ao tesouro leva as crianças de esconderijo em esconderijo em busca de um tesouro, que pode ser um baú cheio de rebuçados ou de presentinhos.

Fazer uma caça ao tesouro requer da parte dos adultos responsáveis pela animação uma preparação importante para não se esquecerem de determinados elementos essenciais, correndo o risco de desiludirem as crianças.

É necessário começar por criar uma história e um cenário, inspirados num tema que apaixone a faixa etária das crianças em questão. Os piratas, as princesas ou os cavaleiros são, por exemplo, ideias para temas que as crianças adoram. Uma vez a história de partida escrita e o cenário elaborado, o organizador deverá, de seguida, inventar e redigir vários enigmas, que permitirão levar as crianças a refletirem após a descoberta de cada esconderijo. Espalhados de uma ponta à outra da caça ao tesouro, estes enigmas levarão as crianças até ao tesouro ou até ao final da busca.
Por último, será necessário preparar um tesouro ou algum tipo de recompensas antes de se ocupar, por exemplo, do lanche de aniversário.

Se está a ler este artigo sobre caças ao tesouro, isso é porque, certamente, você se questiona sobre o que deve fazer para organizar sozinho uma caça ao tesouro numa festa de aniversário. Eis algumas sugestões que irão ajudá-lo a perceber melhor a organização desta atividade. Descrevemo-las de seguida.
Encontrará também na nossa página de jogos para aniversários outras ideias de jogos a organizar incluindo, nomeadamente, uma investigação policial ou uma caça ao tesouro gratuitas.

Kits de caças ao tesouro prontos a imprimir

Espero que este guia para organizar uma caça ao tesouro lhe tenha sido útil. Na minha loja online, proponho criações de caça ao tesouro e de jogos para festas de aniversário prontos a imprimir. Os kits estão disponíveis no formato PDF, com diversos temas e para todas as idades. http://pt.zalunira.net/113-caca-ao-tesouro-a-imprimir