Fazer uma caça ao tesouro

Fazer uma caça ao tesouro

Fazer uma caça ao tesouro implica muita reflexão e preparação para se conseguir obter um jogo perfeitamente equilibrado e, como tal, bem sucedido.
A minha profissão é criar jogos de caça ao tesouro para festas de aniversário de crianças. Vou tentar dar-lhe alguns conselhos para que também você possa lançar-se nesta maravilhosa aventura e fazer feliz o seu filho na próxima festa de aniversário deste. Vou acompanhá-lo passo-a-passo, descrevendo todos os elementos importantes a ter em conta para que o seu jogo de caça ao tesouro. seja um verdadeiro êxito.

1- Qual o formato a escolher para a sua caça ao tesouro ?

- O formato jogo de pistas : o jogo de pistas é o formato de caça ao tesouro mais conhecido. A resolução de cada enigma permite que os jogadores descubram o local onde está escondida a pista seguinte. Os jogadores avançam, assim, de esconderijo em esconderijo, até à localização final do tesouro. Tal implica elaborar apenas enigmas que façam adivinhar um local. É este formato que vou descrever aqui em pormenor.

- A caça ao tesouro com mapa : na caça ao tesouro com mapa, o ponto de partida do jogo é, sem dúvida, um mapa. Nesse mapa, será desenhado o plano do local onde irá ter lugar o jogo da caça ao tesouro : uma casa, um apartamento, um jardim, uma cidade, uma aldeia, uma floresta, um parque, um centro comercial ? Os participantes vão ser levados de ponto em ponto para recolher as diferentes balizas escondidas pelo organizador da caça ao tesouro. As balizas podem corresponder a enigmas ou às diferentes partes de um puzzle. Associadas, essas balizas/enigmas permitirão descobrir a localização do tesouro.

2 - Os elementos a tomar em linha de conta no decurso de uma caça ao tesouro

- A idade das crianças é o fator que mais influencia a duração de uma caça ao tesouro. As crianças com menos de 6 anos têm uma capacidade de concentração aproximada de 40 minutos. No caso das crianças com mais de 8 anos de idade, uma hora é uma boa duração no decorrer de uma festa de aniversário.

- Os enigmas deverão ser ajustados à idade das crianças : nem demasiado fáceis nem demasiado complicados. Encontrar a medida certa é um dos desafios mais difíceis para qualquer criador de uma caça ao tesouro.

- O tema : deve escolher um tema que agrade tanto ao seu filho como aos outros convidados. Uma caça ao tesouro de princesas para o seu filho rapaz não é, obrigatoriamente, uma boa ideia. Talvez juntar cavaleiros ou alguns piratas...

- Os locais : numa casa, jardim, centro comercial, parque ou floresta… Existem inúmeros locais onde pode organizar uma caça ao tesouro. Essa escolha terá influência no conteúdo dos enigmas porque, conforme já referi, um enigma faz adivinhar um esconderijo.

3 - Ideias de enigmas para uma caça ao tesouro

Eis alguns exemplos de enigmas e de pistas a utilizar quando conceber uma caça ao tesouro ou um jogo de pistas. Cada enigma faz adivinhar um local.

- O enigma com charadas
A charada é um conjunto de vários desenhos que, depois de interpretados, resultam em sílabas que devem permitir descobrir uma frase ou uma palavra. É, assim, possível utilizar as charadas para criar palavras ou frases que têm de ser descobertas.

- O enigma com puzzles
Eis um exemplo de puzzle que, uma vez solucionado, indicará às crianças que têm de ir procurar a pista seguinte junto do piano.

Para elaborar um puzzle, pode tirar uma fotografia do esconderijo da pista seguinte, imprimi-la e, de seguida, recortá-la em diversos pedaços.

- O enigma com códigos secretos
Eis o exemplo de um enigma onde é necessário usar um código para se conseguir descobrir a palavra proposta. Aqui, tentamos que se adivinhe uma "porte" (em francês).

- O enigma com frases codificadas
Eis o exemplo de uma frase codificada em que as crianças só têm de ler uma letra em cada duas para adivinhar onde está escondida a próxima pista do jogo : TCSADRZRSO (CARRO)

- O enigma com adivinhas
Eis o exemplo de uma adivinha para que as crianças adivinhem que a próxima pista da caça ao tesouro espera por elas perto de um pente (ou seja, numa casa-de-banho).
"O que é que tem dentes mas não morde ?"

4 Preparação da caça ao tesouro

- Escrita da história e do cenário : para iniciar uma caça ao tesouro, parte-se muitas vezes de uma carta enviada por uma personagem às crianças. Pode inventar, por exemplo, a história da carta de um pirata recebida por engano. O pirata escreveu ao amigo que o plano deles funcionou bem e que o tesouro está escondido num local seguro. Para encontrar o tesouro, o amigo pirata deverá solucionar diversos enigmas que o levarão até ao esconderijo do tesouro. Mas como o primeiro pirata se enganou ao enviar a carta, cabe às crianças partirem em busca do tesouro...

- Preparação : esta é a parte mais demorada porque vai ser necessário inventar diversos enigmas, equilibrando subtilmente o grau de dificuldade.

- Instalação : não se esqueça de esconder os diferentes enigmas sem que o seu filho se aperceba, no dia anterior ao da festa de aniversário. Utilize fita-cola para fixar as folhas com os enigmas em locais complicados : debaixo de uma cadeira, contra uma porta...

- Criação do tesouro : o tesouro é o ponto alto da caça ao tesouro. Uma caixa de sapatos envolvida em papel brilhante vai ser um verdadeiro sucesso. Além das moedas de ouro falsas, pode também colocar no interior do baú do tesouro saquinhos de rebuçados ou de lembranças que os convidados poderão levar para casa.

Kits de caças ao tesouro prontos a imprimir

Espero que este guia para organizar uma caça ao tesouro lhe tenha sido útil. Na minha loja online, proponho criações de caça ao tesouro e de jogos para festas de aniversário prontos a imprimir. Os kits estão disponíveis no formato PDF, com diversos temas e para todas as idades. http://www.zalunira.net